Milei foi agressivo e fez críticas de forma nunca vista antes, diz Vieira
1 veículo de centro · 1 veículo de direita

Usamos identificadores pseudônimos para operar e melhorar o serviço. Aceitar habilita medições opcionais.Medimos audiência e uso com identificadores pseudônimos, em infraestrutura própria, para operar e melhorar o serviço (legítimo interesse). Aceitar habilita também analytics opcionais de terceiros, mapa de calor e medição de anúncios. Consulte nossa Política de Cookies.
1 veículo de centro · 1 veículo de direita

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que o embaixador brasileiro na Argentina, Julio Bitelli, permanecerá no Brasil enquanto Buenos Aires não apresentar explicações satisfatórias sobre os ataques do presidente Javier Milei ao Brasil e ao presidente Lula. A embaixada brasileira passa a ser dirigida por um encarregado de negócios. Segundo o chanceler, a decisão de rebaixar as relações diplomáticas, anunciada na terça-feira, foi motivada por quatro manifestações do presidente argentino em uma semana.
Uma leitura à direita destaca que a crise expõe a fragilidade da diplomacia brasileira quando ela se mistura à disputa política doméstica. Nessa chave, retirar o embaixador e rebaixar as relações com o principal parceiro do Mercosul é uma reação de melindre pessoal que cobra preço econômico do setor produtivo dos dois países.
Nenhum veículo de esquerda cobriu esta história.
2 fontes políticas
Veículos com viés à esquerda
Nenhum veículo de esquerda cobriu esta história.
Veículos com viés ao centro
Veículos com viés à direita
Toda a cobertura descreve os mesmos fatos: o embaixador brasileiro fica no Brasil por tempo indeterminado, a embaixada em Buenos Aires passa a ser chefiada por um encarregado de negócios e a condição para reverter a medida é uma explicação formal do governo argentino. Também há convergência de que foram quatro manifestações do presidente argentino em uma semana e de que a relação bilateral era estreita desde 1985.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que o embaixador do Brasil na Argentina, Julio Bitelli, não retornará ao posto enquanto o governo argentino não apresentar explicações consideradas satisfatórias sobre os ataques do presidente Javier Milei ao Brasil e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Enquanto isso, segundo o chanceler, a embaixada brasileira em Buenos Aires será dirigida por um encarregado de negócios, um degrau abaixo na hierarquia diplomática.
A declaração foi dada em entrevista a uma emissora argentina e explica a decisão anunciada na terça-feira, quando o Itamaraty rebaixou o nível das relações diplomáticas com a Argentina. De acordo com o ministro, foram quatro manifestações consecutivas do presidente argentino no intervalo de uma semana, nas quais ele criticou o Brasil, as instituições brasileiras e a pessoa do presidente. No domingo, o presidente argentino repetiu as ofensas ao dizer que a forma correta de se referir a Lula seria chamá-lo de ladrão.
Toda a cobertura converge nos fatos centrais. A cobertura de centro relatou, de forma descritiva e sem adjetivação própria, que o embaixador fica no Brasil por tempo indeterminado, que a representação passa a ser chefiada por um encarregado de negócios e que a condição para reverter a medida é uma explicação formal do lado argentino. Veículos de direita reproduziram o mesmo relato factual, sem acrescentar enquadramento próprio, mantendo o foco no tom das declarações do presidente argentino e na resposta do Itamaraty. Até o momento, veículos de esquerda não haviam publicado cobertura própria do episódio nesta amostra, de modo que não há framing desse campo a atribuir.
O ponto de contexto que atravessa os dois textos é histórico. O chanceler lembrou que Brasil e Argentina mantêm relações estreitas desde 1985, quando o então presidente José Sarney e o argentino Raúl Alfonsín se encontraram na fronteira e inauguraram o ciclo de integração e cooperação que levaria ao Mercosul. Segundo ele, essa construção é uma relação exemplar que se tentou destruir agora. O ministro afirmou ainda que o presidente brasileiro não trata a relação com outros países pela ótica partidária, e que a questão ideológica é totalmente secundária diante da exigência de respeito e de diálogo de alto nível.
A divergência de leitura fica menos na descrição dos fatos e mais no que cada campo considera o centro da história. Na cobertura factual, o eixo é a decisão administrativa do Itamaraty e a justificativa oficial. No enquadramento que privilegia a ordem institucional e o custo econômico, o eixo tende a ser o preço de rebaixar relações com o principal parceiro do Mercosul e a contradição entre dizer que a ideologia é secundária e reagir a ofensas de um governo ideologicamente oposto. Já a chave de soberania e de defesa das instituições trata a ofensa ao presidente eleito como ataque ao resultado das urnas, e não como divergência corriqueira entre governantes.
Ainda não se sabe qual é o teor exato das quatro manifestações citadas pelo ministro, nem se o governo argentino vai responder ao pedido de explicações e em que prazo. Também não está detalhado o efeito prático do rebaixamento sobre o comércio bilateral, os acordos em vigor, o atendimento consular a brasileiros na Argentina e a agenda do Mercosul. Nenhuma das reportagens traz manifestação oficial de Buenos Aires nem indica quando o embaixador poderia voltar ao posto.
Os ataques do presidente argentino levaram o governo brasileiro a rebaixar as relações com a Argentina

Os ataques do presidente argentino levaram o governo brasileiro a rebaixar as relações com a Argentina
