Diretor da CIA John Ratcliffe visitou Moscou após EUA pedirem pausa a Kiev
1 veículo de esquerda · 3 veículos de centro

Resumo da cobertura
Como cada lado cobriu
4 fontes políticas
Como decidimos →Usamos identificadores pseudônimos para operar e melhorar o serviço. Aceitar habilita medições opcionais.Medimos audiência e uso com identificadores pseudônimos, em infraestrutura própria, para operar e melhorar o serviço (legítimo interesse). Aceitar habilita também analytics opcionais de terceiros, mapa de calor e medição de anúncios. Consulte nossa Política de Cookies.
1 veículo de esquerda · 3 veículos de centro

4 fontes políticas
Como decidimos →O diretor da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos, John Ratcliffe, esteve em Moscou na terça-feira, 25 de agosto, e o Kremlin confirmou a viagem no dia seguinte. O porta-voz Dmitri Peskov afirmou que Ratcliffe se reuniu com representantes do serviço secreto russo, e não com o presidente Vladimir Putin, e classificou como prematuro avaliar se os contatos podem tirar a relação entre os dois países da crise profunda em que se encontra. Registros do site de monitoramento Flightradar24 mostraram uma aeronave militar americana saindo da Letônia rumo ao aeroporto de Vnukovo e deixando Moscou no fim do dia. Para viabilizar o deslocamento, os Estados Unidos pediram à Ucrânia que suspendesse ataques contra Moscou, São Petersburgo e regiões do norte russo entre segunda e quarta-feira.
A viagem de John Ratcliffe a Moscou expõe o descompasso entre o discurso público de pressão máxima e a diplomacia reservada praticada pelo governo de Donald Trump. Enquanto os Estados Unidos ameaçam com sanções secundárias qualquer país que mantenha comércio com o Irã e cobram alinhamento de terceiros, o chefe da espionagem americana desembarca na capital de um país sob sanções para conversas cuja pauta não é revelada a ninguém.
Nenhum veículo de direita cobriu esta história.
Veículos com viés à esquerda
Veículos com viés ao centro
Nesta matéria: perspectiva omitida.
Nesta matéria: perspectiva omitida.
Nesta matéria: perspectiva omitida.
Veículos com viés à direita
Nenhum veículo de direita cobriu esta história.
Todas as coberturas registram os mesmos fatos centrais: John Ratcliffe esteve em Moscou em 25 de agosto, o Kremlin confirmou o encontro com o serviço secreto russo e negou reunião com Vladimir Putin, e os Estados Unidos pediram à Ucrânia uma pausa nos ataques para viabilizar o voo. Nenhuma versão afirma saber a pauta tratada.
John Ratcliffe, diretor da CIA, esteve em Moscou em 25 de agosto para reuniões com autoridades russas, na primeira visita de um chefe da inteligência externa americana à capital russa desde 2021. O Kremlin confirmou o encontro com o serviço secreto russo e negou conversa com Vladimir Putin. Para viabilizar o voo, os Estados Unidos pediram à Ucrânia uma pausa nos ataques.
O diretor da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos, John Ratcliffe, esteve em Moscou na terça-feira, 25 de agosto, para reuniões com autoridades russas. Na manhã seguinte, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, confirmou a passagem e afirmou que o americano se encontrou com representantes do serviço secreto russo, e não com o presidente Vladimir Putin. Peskov disse ainda ser cedo demais para avaliar se esses contatos ajudam a tirar a relação entre os dois países do que descreveu como uma crise profunda.
Foi a primeira ida conhecida de Ratcliffe à Rússia desde que assumiu a CIA, em 2025, e a primeira visita de um chefe da espionagem externa americana à capital russa desde novembro de 2021, quando William Burns, seu antecessor, se reuniu com Vladimir Putin. Cerca de três meses depois daquele encontro, o Kremlin ordenou a invasão da Ucrânia.
A cobertura de centro relatou o deslocamento com apoio em registros do site de monitoramento de voos Flightradar24. Uma aeronave militar americana, um Boeing Globemaster de matrícula 07-7181, deixou no domingo uma base aérea próxima a Washington, chegou a Riga, na Letônia, e decolou na manhã de terça-feira com destino ao aeroporto de Vnukovo, em Moscou. O mesmo avião partiu da capital russa no início da noite. Essas reportagens registraram também que, para viabilizar o voo, os Estados Unidos pediram à Ucrânia que não atacasse Moscou, São Petersburgo e regiões do norte russo entre segunda e quarta-feira, pedido aceito por Kiev. A CIA recusou-se a comentar o assunto, e a Casa Branca não confirmou oficialmente a viagem.
Veículos de esquerda destacaram o contraste entre o sigilo da operação e a escalada declarada de pressão americana. Na segunda-feira, um dia antes da viagem, os Estados Unidos advertiram países e empresas de que sofreriam sanções secundárias caso mantivessem negócios com o Irã. Essa cobertura lembrou que a Rússia sustenta parceria estratégica com Teerã, com cooperação militar, econômica e diplomática, que o Irã forneceu drones usados na guerra contra a Ucrânia e que a inteligência ucraniana acusou Moscou de repassar imagens de satélite para identificação de alvos americanos no Oriente Médio, acusação negada pelo governo russo. O mesmo enquadramento chamou atenção para o fato de os Estados Unidos não terem hoje embaixador em Moscou, deixando o canal de inteligência como principal via de contato.
Até o momento não há cobertura de veículos de direita sobre o episódio no conjunto analisado, de modo que o ângulo habitualmente enfatizado por esse campo, o da negociação por posição de força e da troca de prisioneiros americanos detidos na Rússia, aparece apenas como hipótese levantada pelas reportagens de centro, e não como interpretação atribuível a um lado.
Onde as coberturas convergem é no essencial: a viagem ocorreu, foi rara, não foi anunciada e nenhum dos dois governos detalhou o que foi tratado. Todas as versões listam os mesmos temas possíveis, sem hierarquizá-los, a guerra na Ucrânia, o conflito com o Irã e eventuais trocas de prisioneiros. As diferenças estão no peso dado ao contexto: parte dos textos concentra-se na logística verificável do voo e na declaração oficial do Kremlin, enquanto outra parte alonga-se no quadro de sanções e na aliança entre Moscou e Teerã.
O que ainda não se sabe é o mais relevante. Nenhuma fonte informou com quais autoridades russas Ratcliffe conversou, quanto tempo durou a reunião, o que foi proposto ou se houve alguma contrapartida. Também não há confirmação americana oficial da viagem, nem explicação sobre por que o pedido de pausa nos ataques cobriu três dias e não apenas o período do voo. Permanece em aberto se o encontro terá desdobramento nas negociações de paz, hoje em impasse, e se novos contatos estão previstos.
John Ratcliffe, diretor da CIA, viajou a Moscou para reuniões com autoridades russas, segundo imprensa dos Estados Unidos.

Porta-voz do Kremlin afirmou que John Ratcliffe se reuniu representantes do Serviço Secreto da Rússia e falou em "crise profunda" nas relações entre EUA e Rússia.


O diretor da CIA, John Ratcliffe, esteve em Moscou na terça-feira (25), segundo informações da emissora americana CBS e do site Axios. Até o momento, nem Washington nem Moscou confirmaram oficialmente…
