Até o momento, apenas um veículo cobriu o caso, e o relato a seguir se apoia nessa única reportagem, sem contraponto de outros lados do espectro. O dólar à vista registrou, no pregão de 5 de outubro de 2026, a maior desvalorização diária em oito anos e passou a ser negociado em torno de R$ 5. A queda veio logo depois do primeiro turno da eleição presidencial, e a reportagem a atribui à euforia de agentes financeiros com o resultado das urnas.
Segundo a cobertura de centro, o senador Flávio Bolsonaro, do Partido Liberal do Rio de Janeiro, saiu à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, em número de votos. Os investidores reagiram bem mesmo sem que o senador tenha apresentado qualquer projeto fiscal. A leitura de mercado é que o Partido Liberal saiu fortalecido no Congresso, e isso poderia facilitar a aprovação de reformas num eventual governo de Flávio Bolsonaro. Os agentes financeiros também seguem otimistas com as chances de mudança na gestão da dívida pública.
A reportagem faz uma ressalva sobre a dimensão do movimento. Apesar de expressivo, o recuo do dólar foi mais contido do que o observado nos juros e na bolsa de valores, que reagiram com mais intensidade. O texto também levanta a hipótese de que a realização de lucro possa ter contribuído para o movimento da moeda. Uma análise relacionada, indicada na própria página, aponta que o rali dos mercados tem prazo curto e que a história pode se repetir com o senador, o que sinaliza cautela entre parte dos analistas.
Como a cobertura disponível vem de um único veículo, não é possível, com base nos artigos reunidos, descrever como a esquerda ou a direita enquadram a queda do dólar. Também não há, neste conjunto, relato de outros veículos que confirmem ou contestem a explicação dada para o movimento. O que existe é a versão de centro: a de que o mercado reagiu a um cenário eleitoral que considera mais favorável a reformas.
O que ainda não se sabe é bastante. Não há cotação exata de fechamento nem variação percentual divulgada no trecho acessível da reportagem. Não está claro qual seria o conteúdo das reformas esperadas, já que nenhum projeto fiscal foi apresentado pelo senador. Também não se sabe se o movimento do câmbio se sustenta até o segundo turno, nem quanto da queda se deve de fato à euforia e quanto à realização de lucro, hipótese que o próprio texto deixa em aberto.