Perto do prazo final, Brasil e EUA não chegam a acordo sobre tarifaço
1 veículo de esquerda · 1 veículo de centro

Resumo da cobertura
Como cada lado cobriu
2 fontes políticas
Usamos identificadores pseudônimos para operar e melhorar o serviço. Aceitar habilita medições opcionais.Medimos audiência e uso com identificadores pseudônimos, em infraestrutura própria, para operar e melhorar o serviço (legítimo interesse). Aceitar habilita também analytics opcionais de terceiros, mapa de calor e medição de anúncios. Consulte nossa Política de Cookies.
1 veículo de esquerda · 1 veículo de centro

2 fontes políticas
Veículos de esquerda enquadram o tarifaço como pressão injusta dos EUA contra a soberania econômica brasileira, alertando que um eventual adiamento da medida pode ser usado para favorecer politicamente a extrema direita brasileira.
Brasil e Estados Unidos chegaram ao prazo de 15 de julho sem fechar um acordo comercial, mantendo em aberto a ameaça de tarifa de 25% sobre centenas de produtos brasileiros.
Nenhum veículo de direita cobriu esta história.
Veículos com viés à esquerda
Veículos com viés ao centro
Nesta matéria: perspectiva omitida.
Veículos com viés à direita
Nenhum veículo de direita cobriu esta história.
Ambas as coberturas confirmam que o prazo do USTR terminou nesta quarta-feira, 15 de julho, sem acordo bilateral, e que centenas de produtos brasileiros, incluindo etanol e açúcar, ficam sob risco de tarifa de 25%.
O prazo dado pelo governo dos Estados Unidos para decidir se aplica uma tarifa adicional de 25% sobre produtos brasileiros venceu nesta quarta-feira, 15 de julho, sem que Brasil e Estados Unidos tivessem fechado um acordo comercial. Na véspera, equipes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, do Itamaraty e da Presidência voltaram a se reunir com o Representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, na quinta rodada de negociações desde 7 de maio, quando os presidentes Lula e Donald Trump decidiram criar um grupo de trabalho para tratar do tema.
A cobertura de centro, feita pela Agência Brasil, relatou que a medida se apoia na Seção 301 da legislação americana, que classifica como desleais práticas comerciais brasileiras ligadas ao Pix, ao etanol e ao desmatamento. Especialistas ouvidos pela reportagem descreveram o tarifaço como um instrumento de pressão política mais do que uma resposta puramente econômica, associado a um esforço da Casa Branca de reaproximar países latino-americanos da órbita de Washington e afastá-los da influência da China. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, rebateu as acusações americanas, e o ministro do Desenvolvimento, Márcio Elias Rosa, defendeu manter o etanol fora da mesa de negociação, lembrando que o açúcar brasileiro já enfrenta sobretaxa de quase 100% no mercado americano.
Veículos de esquerda, como o ICL Notícias, destacaram a nota oficial do governo brasileiro classificando qualquer sobretaxa como injusta e reafirmando que a proposta americana carece de justificativa técnica. Essa cobertura foi além: apontou que o governo brasileiro não descarta que a Casa Branca use um eventual adiamento da tarifa como manobra para favorecer a campanha do deputado Flávio Bolsonaro, permitindo à extrema direita brasileira atribuir a Trump uma suposta concessão negociada pelo campo bolsonarista. Nessa leitura, um adiamento seria interpretado pelo governo Lula como prova de que a tarifa nunca teve motivação econômica genuína, e sim eleitoral.
Vozes de direita não publicaram cobertura própria neste conjunto de reportagens, mas a leitura provável desse campo, a partir dos fatos relatados, tenderia a inverter parte do ônus: apontaria que o impasse também resulta de escolhas protecionistas do próprio Brasil, como a resistência a abrir o Pix à concorrência internacional e a manutenção de tarifas elevadas contra o etanol americano, e cobraria do governo Lula uma postura mais pragmática na negociação em vez de discurso de confronto com Washington.
Os dois lados convergem num ponto factual: o prazo do Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos terminava nesta quarta-feira e, até o fechamento desta reportagem, nenhum acordo havia sido anunciado. Também não há dúvida de que centenas de produtos brasileiros, incluindo os setores de etanol e açúcar, estão sob risco direto da sobretaxa de 25%.
O que ainda não se sabe é se os Estados Unidos vão de fato aplicar a tarifa após o vencimento do prazo, conceder uma prorrogação ou anunciar exceções pontuais, e como o governo brasileiro reagiria caso opte por medidas de reciprocidade. Também segue sem confirmação a hipótese de que um eventual adiamento tenha relação direta com a disputa eleitoral brasileira.
Reunião nesta terça-feira entre EUA e Brasil não sinalizou entendimento; prazo para anúncio termina nesta quarta-feira

