Procuradoria-Geral da República quer inquéritos de Lulinha fora do STF
1 veículo de esquerda · 2 veículos de centro · 1 veículo de direita

Usamos identificadores pseudônimos para operar e melhorar o serviço. Aceitar habilita medições opcionais.Medimos audiência e uso com identificadores pseudônimos, em infraestrutura própria, para operar e melhorar o serviço (legítimo interesse). Aceitar habilita também analytics opcionais de terceiros, mapa de calor e medição de anúncios. Consulte nossa Política de Cookies.
A Procuradoria-Geral da República manifestou-se ao Supremo Tribunal Federal pelo envio à primeira instância dos inquéritos que investigam Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O argumento é de competência: não há entre os investigados autoridade com foro por prerrogativa de função que justifique manter as apurações na Corte. A decisão cabe ao ministro André Mendonça, relator de dois dos três inquéritos; o terceiro está com o ministro Flávio Dino. As investigações apuram suspeitas de tráfico de influência e corrupção em negócios com órgãos do governo federal e nasceram de desdobramentos da Operação Sem Desconto, sobre descontos indevidos em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social.
Para o enquadramento à esquerda, o pedido da Procuradoria-Geral da República corrige uma anomalia processual: Fábio Luís Lula da Silva não exerce cargo público e nunca deveria ter sido investigado numa Corte reservada a autoridades com prerrogativa de função.
No enquadramento à direita, o núcleo do caso não é a competência, e sim o que a Polícia Federal já reuniu: mensagens em que uma lobista se apresenta como representante do filho do presidente para negociar com o Ministério da Saúde, dezenas de visitas a ministérios e à Presidência entre 2023 e 2024 e a menção a uma remuneração de 20% em contratos públicos.
4 fontes políticas
Veículos com viés à esquerda
Veículos com viés ao centro
Nesta matéria: perspectiva omitida.
Nesta matéria: falácia identificada.
Veículos com viés à direita
Toda a cobertura registra os mesmos fatos: a Procuradoria-Geral da República pediu o envio dos inquéritos à primeira instância por ausência de investigado com foro, são três apurações derivadas da Operação Sem Desconto, Fábio Luís Lula da Silva não é acusado no esquema de descontos do Instituto Nacional do Seguro Social e a decisão cabe ao ministro André Mendonça.
A Procuradoria-Geral da República sustentou ao Supremo Tribunal Federal que os inquéritos sobre Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, devem ir para a primeira instância, porque nenhum investigado tem foro por prerrogativa de função. As apurações tratam de suspeitas de tráfico de influência e corrupção em negócios com órgãos do governo federal e nasceram de desdobramentos da Operação Sem Desconto.
A Procuradoria-Geral da República defendeu que os inquéritos que investigam o empresário Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deixem o Supremo Tribunal Federal e sejam enviados à primeira instância da Justiça. A manifestação, dirigida ao ministro André Mendonça e divulgada em 20 de agosto de 2026, sustenta que não há entre os investigados nenhuma autoridade com foro por prerrogativa de função que justifique manter as apurações na Corte. A decisão final cabe a Mendonça, relator de dois dos processos. Um terceiro inquérito está sob relatoria do ministro Flávio Dino.
Toda a cobertura converge nos fatos centrais. São três inquéritos abertos a pedido da Polícia Federal e autorizados pelo Supremo, todos derivados de desdobramentos da Operação Sem Desconto, que apura descontos indevidos em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social. Fábio Luís Lula da Silva não é acusado de participação no esquema de descontos: ele é investigado por suspeitas de tráfico de influência e corrupção. O primeiro inquérito, autorizado em 30 de julho, apura se ele atuou para facilitar o acesso do lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, a integrantes do governo federal em tratativas sobre medicamentos à base de cannabis; o contrato citado pelos investigadores não foi fechado. O segundo, aberto no dia seguinte, trata de possível favorecimento de empresários em negociações envolvendo a Dataprev, empresa pública de tecnologia ligada ao governo federal. O terceiro, autorizado por Flávio Dino em 4 de agosto, investiga supostos negócios ilícitos em áreas do governo federal.
A cobertura de centro concentrou-se no debate jurídico da competência. Explicou o que é o foro por prerrogativa de função, lembrou que o empresário não ocupa cargo que lhe dê essa prerrogativa e registrou que o Supremo havia autorizado as apurações por entender que elas tinham conexão com investigações já sob sua supervisão. Parte dessa cobertura detalhou também o material colhido pela Polícia Federal, incluindo mensagens atribuídas à lobista Roberta Luchsinger, que teria se apresentado como representante de Lulinha nas negociações com o Ministério da Saúde e mencionado uma remuneração de 20% no negócio de cannabis medicinal.
Veículos de esquerda relataram o mesmo conjunto de fatos, mas deram peso maior à resposta da defesa e ao contraditório. Registraram que os advogados negam irregularidades, classificam as informações divulgadas como vazamentos ilegais, questionam a imparcialidade da condução das apurações e afirmam que trechos recortados de relatórios parciais impedem avaliar contexto, legalidade e cadeia de custódia. Essa cobertura também anotou que a defesa de Roberta Luchsinger nega irregularidades e que ela teria feito ao menos 40 visitas a ministérios e à Presidência entre 2023 e 2024. Veículos de direita não publicaram matéria sobre esta manifestação da Procuradoria no conjunto analisado, o que deixa sem registro o enquadramento que costuma cobrar rigor sobre o alcance do foro e sobre eventual tratamento diferenciado a familiares de autoridades.
O que ainda não se sabe é o essencial. André Mendonça não decidiu se acolhe o pedido, e não há prazo público para isso. Também não está esclarecido se o inquérito relatado por Flávio Dino teria o mesmo destino caso os outros dois desçam de instância. A íntegra da manifestação da Procuradoria não foi divulgada, e seu teor é conhecido pelo relato da defesa e por informações confirmadas junto às apurações. Não há, até aqui, imputação formal contra o empresário, e nenhuma das partes informou se o material sob suspeita de vazamento será objeto de decisão específica no mesmo processo.
Nos anos recentes, o Supremo parece ter adquirido a qualidade da onipresença
De acordo com o advogado do empresário, a manifestação da PGR se refere aos casos que tramitam sob relatoria do ministro André Mendonça. Lulinha é alvo de três inquéritos no Supremo.
Procuradoria Geral da República alega que não há ninguém com foro privilegiado que justifique a permanência do inquérito no Supremo. Leia no Poder360.

A Procuradoria afirma que não há investigados com foro privilegiado que justifiquem a permanência dos inquéritos no Supremo; decisão caberá ao ministro André Mendonça
