Articulação dos Povos Indígenas do Brasil denuncia violência após eleição
1 veículo de esquerda · 1 veículo de centro

Resumo da cobertura
Como cada lado cobriu
2 fontes políticas
Usamos identificadores pseudônimos para operar e melhorar o serviço. Aceitar habilita medições opcionais.Medimos audiência e uso com identificadores pseudônimos, em infraestrutura própria, para operar e melhorar o serviço (legítimo interesse). Aceitar habilita também analytics opcionais de terceiros, mapa de calor e medição de anúncios. Consulte nossa Política de Cookies.
1 veículo de esquerda · 1 veículo de centro

2 fontes políticas
Veículos de esquerda relataram que a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) enviou ao Ministério Público Federal e ao Ministério dos Povos Indígenas relatos de violência e ameaças contra indígenas em Mato Grosso do Sul e em São Paulo após a reeleição de Lula. A cobertura reproduz a avaliação da entidade, que fala em retaliação política, e registra que o MPF descartou motivação política em um dos casos de Naviraí e pediu afastamento de servidores em Tacuru.
A única peça de veículo de centro é uma coluna de opinião. Ela afirma que a frustração com a derrota de Flávio Bolsonaro no segundo turno de 25 de outubro deu lugar a atos de violência contra eleitores de Lula, incluindo povos indígenas, e a pregação de boicote a negócios dos vencedores.
Nenhum veículo de direita cobriu esta história.
Veículos com viés à esquerda
Veículos com viés ao centro
Veículos com viés à direita
Nenhum veículo de direita cobriu esta história.
Os dois lados que cobriram associam ataques e ameaças contra indígenas ao clima posterior ao segundo turno de 25 de outubro, que reelegeu Lula e derrotou Flávio Bolsonaro.
A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil levou ao Ministério Público Federal relatos de mortes, atropelamento e ameaças contra indígenas em Mato Grosso do Sul e São Paulo após o segundo turno de 25 de outubro. O MPF descartou motivação política em um caso de Naviraí e cobrou explicações da prefeitura de Tacuru.
A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, a Apib, denunciou episódios de violência e ameaças contra indígenas em Mato Grosso do Sul e em São Paulo depois do segundo turno presidencial de 25 de outubro, que reelegeu Luiz Inácio Lula da Silva. A entidade enviou os relatos ao Ministério Público Federal e ao Ministério dos Povos Indígenas e afirmou, em ofício, que as informações recebidas apontam para atos de retaliação política de apoiadores da candidatura derrotada, a de Flávio Bolsonaro.
Segundo a Apib, são ao menos três casos. Em Naviraí, Mato Grosso do Sul, a entidade cobra investigação sobre a morte de integrantes de uma mesma família no dia do segundo turno. Em Coronel Sapucaia, no mesmo estado, houve atropelamento de indígenas, com um homem morto. Em Tacuru e Nioaque, comunidades relataram ameaças, entre elas um áudio atribuído a um servidor municipal de Tacuru que sugere envenenar a água das aldeias. Em Avaí, no interior de São Paulo, a associação também reportou ameaças.
As autoridades reagiram de formas distintas. O Ministério Público Federal informou ter aberto apurações em Mato Grosso do Sul e disse que, em Naviraí, as diligências descartaram motivação política, tratando um dos episódios como tentativa de duplo homicídio por desentendimento familiar. Em Tacuru, o órgão deu 48 horas para a prefeitura prestar esclarecimentos e recomendou processo administrativo disciplinar e afastamento cautelar dos investigados. O prefeito Rogério Torquetti, do PSDB, chamou o suspeito de excelente servidor e disse que ele seria afastado. O Ministério dos Povos Indígenas acionou a Polícia Federal, e a Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo confirmou ter recebido um ofício sobre o caso de Avaí.
Veículos de esquerda destacaram a denúncia da Apib, reproduziram o trecho do ofício que fala em retaliação política e registraram, no mesmo texto, a resposta do Ministério Público Federal que afastou a motivação política em Naviraí. A cobertura de centro veio na forma de uma coluna de opinião, que trata a violência contra indígenas como parte de uma reação mais ampla de eleitores inconformados com a derrota. O colunista afirma que há mortos e feridos entre eleitores de Lula e pregação de boicote a negócios dos vencedores, e cita como mau exemplo vindo do alto a exoneração, pelo governo de Tarcísio de Freitas, de uma servidora que criticou uma fala de Flávio Bolsonaro. A coluna não detalha os casos de violência e não menciona a conclusão do Ministério Público Federal sobre Naviraí. Nenhum veículo de direita cobriu o caso no conjunto analisado.
Até a madrugada de 31 de outubro, quando saiu o texto mais recente do conjunto, não havia conclusão sobre a autoria do áudio de Tacuru nem sobre o atropelamento em Coronel Sapucaia. O resultado da análise da Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo também não tinha sido divulgado, e a ligação entre os episódios e o resultado eleitoral seguia como alegação da Apib, não confirmada pelas autoridades.
Em Tacuru (MS), um áudio atribuído a um servidor municipal sugere o envenenamento pela água. Prefeitura informou que afastará o funcionário

A frustração de 60 milhões de eleitores não pode justificar o boicote econômico e o ataque brutal a quem digitou o 13
