Cúpulas militares de Brasil e Estados Unidos mantêm agenda apesar da crise
1 veículo de esquerda · 1 veículo de centro

Resumo da cobertura
Como cada lado cobriu
2 fontes políticas
Como decidimos →Usamos identificadores pseudônimos para operar e melhorar o serviço. Aceitar habilita medições opcionais.Medimos audiência e uso com identificadores pseudônimos, em infraestrutura própria, para operar e melhorar o serviço (legítimo interesse). Aceitar habilita também analytics opcionais de terceiros, mapa de calor e medição de anúncios. Consulte nossa Política de Cookies.
1 veículo de esquerda · 1 veículo de centro

2 fontes políticas
Como decidimos →A continuidade das agendas entre militares brasileiros e norte-americanos ocorre enquanto Washington anuncia disposição de ampliar ações armadas na América Latina, o que coloca a soberania nacional no centro da questão. A declaração do secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, sobre atacar narcotraficantes em terra na região expõe o risco de intervenção estrangeira em países vizinhos e de militarização do combate às drogas, política que historicamente recai sobre as populações mais pobres. A avaliação de que qualquer ação dependeria da cooperação das instituições brasileiras reforça a necessidade de controle civil e de transparência pública sobre o que é tratado nesses encontros.
As Forças Armadas do Brasil e dos Estados Unidos seguem com reuniões e contatos bilaterais regulares mesmo com a crise entre os dois governos. Exército, Marinha e Aeronáutica mantêm agendas com seus equivalentes norte-americanos sem mudança de rota, segundo integrantes das cúpulas militares.
Nenhum veículo de direita cobriu esta história.
Veículos com viés à esquerda
Veículos com viés ao centro
Veículos com viés à direita
Nenhum veículo de direita cobriu esta história.
As duas coberturas afirmam que as reuniões bilaterais entre as cúpulas militares de Brasil e Estados Unidos seguem normalmente, que o comandante do Exército Brasileiro, general Tomás Paiva, foi bem recebido em Washington há poucos meses e que o general Joseph A. Ryan, do Comando do Hemisfério Ocidental do Exército dos Estados Unidos, é esperado no Brasil no segundo semestre.
A crise entre os governos de Brasil e Estados Unidos não interrompeu o canal militar: as cúpulas das Forças Armadas dos dois países seguem com reuniões e visitas oficiais. Ao mesmo tempo, o comando militar brasileiro avalia como improvável uma operação terrestre norte-americana no país contra o narcotráfico, mesmo após Washington anunciar disposição de ampliar ações na América Latina.
As Forças Armadas do Brasil e dos Estados Unidos mantêm reuniões e contatos regulares mesmo em meio à crise entre os governos dos dois países. Integrantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica seguem com agendas bilaterais junto aos representantes de suas áreas nos Estados Unidos, sem alteração de rota até o momento, e os contatos envolvem as cúpulas militares dos dois lados.
A cobertura de centro relatou que essa é hoje a área da relação bilateral que não registrou estremecimento, com as reuniões entre membros das duas cúpulas acontecendo normalmente. Há poucos meses, o comandante do Exército Brasileiro, general Tomás Paiva, esteve em Washington para compromissos com militares norte-americanos e, segundo integrantes das Forças Armadas, foi muito bem recebido. No segundo semestre, o Brasil deve receber o general Joseph A. Ryan, comandante-geral do Comando do Hemisfério Ocidental do Exército dos Estados Unidos, visita que dá continuidade aos encontros entre as duas estruturas.
Veículos de esquerda reproduziram esse quadro e acrescentaram a avaliação da cúpula militar brasileira sobre uma eventual operação terrestre dos Estados Unidos em território nacional contra o narcotráfico: a chance é considerada baixa. Militares brasileiros que conversam com autoridades norte-americanas afirmam não esperar ação direta no país e avaliam que qualquer intervenção dependeria da cooperação das instituições brasileiras. O Exército teria papel decisivo em um cenário desse tipo por manter presença nos quase 17 mil quilômetros de fronteira que o Brasil compartilha com dez países da América do Sul, extensão que, somada às diferentes condições geográficas, eleva a complexidade de uma operação desse porte. Essa mesma cobertura registra que os Estados Unidos enxergam o Brasil como consumidor e entreposto comercial de drogas, e não como grande produtor.
O debate ganhou força depois de o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, afirmar no Panamá que o país pretende atacar narcotraficantes em terra na América Latina. Até agora, Washington não anunciou nenhuma operação específica em solo brasileiro.
Veículos de direita não haviam publicado sobre o episódio até o fechamento desta análise. O ângulo que costuma organizar essa cobertura, o da relação militar como canal institucional estável e acima da disputa política do momento, não aparece de forma explícita nos textos disponíveis. Entre as duas matérias existentes, a diferença é de amplitude e não de fato: uma se concentra na continuidade das agendas bilaterais, a outra acrescenta a leitura militar sobre a hipótese de ação armada norte-americana na região.
Permanecem sem resposta a data exata da visita do general Joseph A. Ryan ao Brasil, o conteúdo das agendas bilaterais já realizadas e a posição oficial do Ministério da Defesa e do Departamento de Defesa dos Estados Unidos sobre a continuidade dessa cooperação. Também não há detalhamento público sobre a origem e o estágio da crise entre as duas presidências, nem sobre eventual pedido formal de cooperação dos Estados Unidos ao Brasil no combate ao tráfico de drogas.
Relações entre Forças Armadas do Brasil e dos Estados Unidos mantêm agendas, enquanto cúpula militar descarta ação terrestre sem cooperação.

Como ficou a relação dos militares em meio à crise entre Brasil e EUA
