Caixa Econômica Federal lucra R$ 3,9 bilhões sob alta da inadimplência
2 veículos de esquerda · 1 veículo de centro · 2 veículos de direita

Resumo da cobertura
Como cada lado cobriu
5 fontes políticas
Como decidimos →Usamos identificadores pseudônimos para operar e melhorar o serviço. Aceitar habilita medições opcionais.Medimos audiência e uso com identificadores pseudônimos, em infraestrutura própria, para operar e melhorar o serviço (legítimo interesse). Aceitar habilita também analytics opcionais de terceiros, mapa de calor e medição de anúncios. Consulte nossa Política de Cookies.
2 veículos de esquerda · 1 veículo de centro · 2 veículos de direita

5 fontes políticas
Como decidimos →O resultado da Caixa Econômica Federal reforça o papel do banco público como principal financiador da casa própria no país: a carteira habitacional chegou a R$ 1,005 trilhão, cresceu 15% em doze meses e sustenta cerca de 68% de todo o mercado imobiliário brasileiro, com R$ 137,6 bilhões contratados em um único trimestre. Para essa leitura, o número mostra que uma instituição estatal pode expandir crédito popular e ainda assim entregar lucro de R$ 3,9 bilhões, com a carteira imobiliária apresentando a menor inadimplência de todas, 1,45%. A pressão sobre o resultado vem de outro lugar: o crédito ao agronegócio, cuja inadimplência saltou de 7,02% para 20,74% e obrigou o banco a quase dobrar as provisões, e o custo do dinheiro num ciclo de juros elevados.
A Caixa Econômica Federal apurou lucro líquido recorrente de R$ 3,9 bilhões no segundo trimestre de 2026, alta de 5,9% na comparação anual e de 12,4% frente ao primeiro trimestre. No acumulado do semestre, porém, o lucro recorrente ficou em R$ 7,4 bilhões, queda de 17,6% em doze meses.
A Caixa Econômica Federal entregou lucro de R$ 3,9 bilhões no trimestre, mas o balanço acende alertas sobre a qualidade do crédito de um banco controlado pelo governo federal. O lucro do semestre caiu 17,6%, a rentabilidade sobre o patrimônio recuou para 9,16%, bem abaixo do padrão dos grandes bancos privados, e o Índice de Basileia encolheu de 16% para 15,5%.
Veículos com viés à esquerda
Nesta matéria: viés de centro.
Nesta matéria: perspectiva omitida.
Veículos com viés ao centro
Veículos com viés à direita
Análise não disponível para esta matéria.
Nesta matéria: viés de centro.
Todas as coberturas partem do mesmo conjunto de dados do relatório da administração e não os disputam: lucro recorrente de R$ 3,9 bilhões, carteira de crédito de R$ 1,448 trilhão com alta de 11,9%, carteira imobiliária de cerca de R$ 1 trilhão com avanço de 15%, inadimplência acima de 90 dias em 3,64% e provisões para perdas de aproximadamente R$ 7 bilhões, quase o dobro de um ano atrás.
O balanço do segundo trimestre da Caixa Econômica Federal mostra dois movimentos ao mesmo tempo: lucro recorrente de R$ 3,9 bilhões, sustentado pelo crédito imobiliário, e piora na qualidade da carteira, com inadimplência de 3,64% e despesa de provisões de R$ 6,97 bilhões. A seguir, o que cada lado da cobertura escolheu enfatizar sobre o resultado do banco estatal.
A Caixa Econômica Federal registrou lucro líquido recorrente de R$ 3,9 bilhões no segundo trimestre de 2026, alta de 5,9% sobre o mesmo período de 2025 e de 12,4% em relação aos três primeiros meses deste ano. O balanço foi divulgado na noite de quarta-feira, 26 de agosto, com base no relatório da administração do banco. No acumulado do primeiro semestre, porém, o lucro recorrente somou R$ 7,4 bilhões, queda de 17,6% em doze meses, o que dá ao resultado trimestral um contorno menos linear do que o número principal sugere.
O balanço mostra dois movimentos simultâneos. De um lado, a expansão do crédito. A carteira total chegou a R$ 1,448 trilhão em junho, alta de 11,9% em doze meses e de 2,7% no trimestre. O financiamento imobiliário segue como o principal negócio da instituição e responde por 69,4% de todo o estoque, com saldo de R$ 1,005 trilhão e crescimento de 15% no ano. Entre abril e junho, as contratações habitacionais somaram R$ 137,6 bilhões, avanço de 29,3% na comparação anual, e o banco manteve participação de aproximadamente 68% no mercado de moradia. O crédito a pessoas físicas alcançou R$ 156,5 bilhões, alta de 8,7%, e o de empresas, R$ 113,9 bilhões, alta de 6,5%. A margem financeira, que reúne os ganhos com operações que envolvem juros, chegou a R$ 19,7 bilhões, crescimento de 20,2% em um ano.
De outro lado, a qualidade dessa carteira piorou. O índice de operações com atraso superior a 90 dias subiu de 2,66% para 3,64%. O ponto crítico está no agronegócio, cuja inadimplência saltou de 7,02% para 20,74% em um ano. Pessoas jurídicas registraram 14,05% e pessoas físicas, 6,29%, enquanto o crédito imobiliário permaneceu em 1,45% e a carteira de infraestrutura, em 0,03%. Diante do risco maior, a despesa com provisões para perdas alcançou R$ 6,97 bilhões no trimestre, alta de 97,6% na comparação anual. A rentabilidade caiu: o retorno sobre o patrimônio líquido ficou em 9,16%, recuo de 2,7 pontos percentuais, e o Índice de Basileia passou de 16% para 15,5%. As receitas de prestação de serviços somaram R$ 7,54 bilhões, alta de 12,9%, e as despesas administrativas, R$ 11,44 bilhões, alta de 5,9%.
Esses números são o terreno comum de toda a cobertura. A divergência aparece no recorte. Veículos de esquerda publicaram a versão longa da matéria, com abertura de todos os segmentos da carteira e destaque para a liderança do banco público no mercado habitacional e para o fato de o crédito imobiliário ser justamente o mais adimplente do balanço, com 1,45% de atraso. Nessa leitura, a instituição estatal aparece sustentando a política de moradia sem abrir mão de lucro, e o risco fica localizado no crédito ao agronegócio. A cobertura de centro relatou o resultado em formato de temporada de balanços, com foco na expansão da carteira, na inadimplência agregada de 3,64% e nos indicadores de solvência, como a provisão de R$ 7 bilhões e o Índice de Basileia. Veículos de direita reproduziram esse mesmo recorte enxuto num ambiente editorial voltado ao investidor, em que o dado relevante é a relação entre risco assumido e retorno entregue. Nas duas coberturas mais curtas, a queda de 17,6% do lucro semestral e o pico de inadimplência do agronegócio não aparecem, o que produz uma leitura mais benigna do trimestre do que o relatório completo autoriza.
Há pontos que nenhuma das versões responde. Não se sabe o que explica o salto da inadimplência no agronegócio nem se haverá renegociação ou mudança de política de concessão para o setor. Também não há informação sobre o efeito do resultado nos dividendos que o banco repassa ao Tesouro Nacional, sobre as projeções da direção para o segundo semestre ou sobre a origem exata da queda do lucro acumulado do ano. Nenhuma das matérias traz manifestação de dirigentes da instituição além do que consta no relatório, e não há avaliação de analistas independentes sobre a sustentabilidade de uma carteira com quase 70% do estoque concentrado num único produto.
A Caixa Econômica Federal encerrou o primeiro semestre de 2026 com lucro líquido recorrente de R$ 7,3 bilhões, resultado 17,6%

Na comparação com o primeiro trimestre, o crescimento foi de 12,4%. No primeiro semestre, o lucro recorrente somou R$ 7,4 bilhões, queda de 17,6% em 12 meses.
Crédito imobiliário avança 15% em 12 meses e sustenta resultado

Resultado do período foi acompanhado pela expansão da carteira de crédito, que encerrou o segundo trimestre de 2026 em R$ 1,45 trilhão, alta de 11,9% na base anual

Resultado do período foi acompanhado pela expansão da carteira de crédito, que encerrou o segundo trimestre de 2026 em R$1,45 trilhão
