Aliado de Lula propõe Conselho da República após Mendonça afastar Andrei Rodrigues
4 veículos de centro · 2 veículos de direita

Usamos identificadores pseudônimos para operar e melhorar o serviço. Aceitar habilita medições opcionais.Medimos audiência e uso com identificadores pseudônimos, em infraestrutura própria, para operar e melhorar o serviço (legítimo interesse). Aceitar habilita também analytics opcionais de terceiros, mapa de calor e medição de anúncios. Consulte nossa Política de Cookies.
4 veículos de centro · 2 veículos de direita

O coordenador jurídico da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva, o advogado Marco Aurélio de Carvalho, sugeriu em 8 de setembro de 2026 que o presidente convoque o Conselho da República diante da crise entre o Executivo, o Supremo Tribunal Federal e a Polícia Federal. A proposta veio depois de o ministro André Mendonça determinar o afastamento do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e do diretor de Inteligência da corporação, Leandro Almada. Previsto no artigo 89 da Constituição de 1988 e regulamentado pela Lei 8.041, de 1990, o colegiado é órgão superior de consulta da Presidência e não tem poder de rever decisão judicial.
A leitura à direita destaca que o Conselho da República é órgão consultivo e não pode revisar nem suspender decisão judicial, de modo que acioná-lo em meio ao afastamento do diretor-geral da Polícia Federal soa como pressão política sobre o Supremo Tribunal Federal.
Nenhum veículo de esquerda cobriu esta história.
6 fontes políticas
Ponto cego: esse lado ficou de fora.
Nenhum veículo de esquerda cobriu esta história.
Veículos com viés ao centro
Análise não disponível para esta matéria.
Análise não disponível para esta matéria.
Nesta matéria: falácia identificada.
Veículos com viés à direita
Análise não disponível para esta matéria.
Nesta matéria: falácia identificada.
Todas as coberturas descrevem o Conselho da República como órgão consultivo previsto na Constituição de 1988, presidido pelo presidente da República e sem poder de rever decisão judicial. Há convergência também sobre os fatos: a sugestão partiu do coordenador jurídico da campanha de Lula, veio após o afastamento de Andrei Rodrigues determinado por André Mendonça, e o caminho imediato do governo é o recurso da Advocacia-Geral da União.
A sugestão de acionar o Conselho da República colocou um órgão pouco usado desde 1988 no centro da crise entre o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e a Polícia Federal. Este resumo reúne o que o colegiado pode e não pode fazer, quem o integra, o que motivou a proposta e como cada lado da cobertura interpretou o episódio.
O coordenador jurídico da campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o advogado Marco Aurélio de Carvalho, sugeriu em 8 de setembro de 2026 que o Palácio do Planalto convoque o Conselho da República para tratar da crise entre o Executivo, o Supremo Tribunal Federal e a Polícia Federal. A proposta veio horas depois de o ministro André Mendonça determinar o afastamento do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e do diretor de Inteligência da corporação, Leandro Almada. Segundo o advogado, o país atravessa uma crise institucional sem precedentes, com Poderes e órgãos avocando prerrogativas constitucionais que não lhes foram atribuídas. Ele afirmou não ter conversado com o presidente sobre a ideia, de modo que não há reunião marcada.
O Conselho da República está previsto no artigo 89 da Constituição de 1988 e foi regulamentado pela Lei 8.041, de 1990. É o órgão superior de consulta da Presidência da República e se reúne apenas por convocação do próprio presidente, que o preside. Integram o colegiado o vice-presidente, os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, os líderes da maioria e da minoria nas duas Casas, o ministro da Justiça e seis cidadãos brasileiros natos com mais de 35 anos, dois indicados pelo presidente, dois eleitos pelo Senado e dois eleitos pela Câmara. Entre suas atribuições está manifestar-se sobre questões relevantes para a estabilidade das instituições democráticas e sobre intervenção federal, estado de defesa e estado de sítio. O parecer não vincula o chefe do Executivo, e qualquer decreto dessas medidas excepcionais depende de aprovação do Congresso Nacional.
A cobertura de centro relatou a base legal e a composição do órgão, além dos precedentes: a última convocação efetiva ocorreu em 2018, pelo então presidente Michel Temer, no rito que antecedeu a intervenção federal no Rio de Janeiro, e em 2021 Jair Bolsonaro anunciou uma reunião que nunca se concretizou, sem que os chefes do Legislativo da época fossem comunicados. Também foi a cobertura de centro que descreveu o cardápio de respostas discutido no Planalto: recurso da Advocacia-Geral da União contra o afastamento, sob o argumento de que cabe apenas ao presidente indicar o comando da Polícia Federal, pedido de encontro urgente com o presidente do Supremo, Edson Fachin, proposta de mandato fixo de dez ou quinze anos para futuros ministros da Corte e pressão por investigações envolvendo o ministro Alexandre de Moraes. Nessa apuração aparece ainda a resistência interna: parte do entorno presidencial avalia que convocar o colegiado daria mais holofotes à crise e prejudicaria a campanha.
Veículos de direita enfatizaram dois pontos. O primeiro é a natureza estritamente consultiva do conselho, que não revisa nem suspende decisão judicial, e por isso não altera o afastamento determinado por Mendonça. O segundo é o contraste com 2021, quando a mesma sugestão, feita por Bolsonaro, foi associada por aliados do governo atual a uma possível tentativa de ruptura institucional. Essa cobertura também deu relevo aos fundamentos da decisão, que aponta suspeitas sobre a estrutura de inteligência da corporação, e registrou a retificação do proponente, que depois afirmou não defender descumprimento de ordem judicial e disse que o governo deve cumprir a decisão após recorrer.
Nenhum veículo de esquerda integra esta cobertura até o momento. O argumento que circula no campo governista, reproduzido pela cobertura de centro, é o de que a nomeação do diretor-geral da Polícia Federal é competência privativa do presidente eleito e que uma decisão individual sobre esse cargo desloca atribuição do Executivo para o Judiciário, o que justificaria acionar um instrumento constitucional de aconselhamento em vez de tratar o episódio apenas como litígio processual.
O que ainda não se sabe é se o presidente vai efetivamente convocar o colegiado, já que não houve conversa entre ele e o autor da sugestão e nenhuma reunião foi agendada. Também não está definido que informações o conselho poderia requisitar dos gabinetes envolvidos, qual será o desfecho do recurso da Advocacia-Geral da União no plenário do Supremo, nem se haverá encontro entre o presidente e o chefe da Corte. As respostas da Polícia Federal e dos ministros citados às suspeitas levantadas na decisão não aparecem na cobertura disponível.
Não há mocinho nessa história. Há um sistema em que o poder econômico, o tribunal e a cúpula policial se tornaram instrumentos autoritários e antidemocráticos

Para aliados, motivação foi eleitoral e favorece Flávio Bolsonaro, principal adversário do presidente na disputa; por ora, Planalto agirá apenas juridicamente

O advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do grupo Prerrogativas e coordenador nacional da campanha do presidente Luiz Inácio Lula

Órgão previsto na Constituição é responsável por aconselhar presidente sobre estabilidade democrática

Conselho da República pode se tratar de “questões relevantes para a estabilidade das instituições democráticas”. Leia na Gazeta do Povo.

Auxiliares do presidente defendem reunião urgente com Fachin, abertura de investigação contra Moraes e afastamento de Mendonça das relatorias do Master e do INSS
