Ministério do Trabalho estuda lista suja após 1.140 denúncias de assédio eleitoral
2 veículos de esquerda · 1 veículo de centro
%2Fhttps%3A%2F%2Fi.s3.glbimg.com%2Fv1%2FAUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8%2Finternal_photos%2Fbs%2F2026%2F5%2FG%2FzjnV32RaCqBglemkePJg%2Fbre-0641.jpg&w=1920&q=72&output=webp)
Usamos identificadores pseudônimos para operar e melhorar o serviço. Aceitar habilita medições opcionais.Medimos audiência e uso com identificadores pseudônimos, em infraestrutura própria, para operar e melhorar o serviço (legítimo interesse). Aceitar habilita também analytics opcionais de terceiros, mapa de calor e medição de anúncios. Consulte nossa Política de Cookies.
2 veículos de esquerda · 1 veículo de centro
%2Fhttps%3A%2F%2Fi.s3.glbimg.com%2Fv1%2FAUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8%2Finternal_photos%2Fbs%2F2026%2F5%2FG%2FzjnV32RaCqBglemkePJg%2Fbre-0641.jpg&w=1920&q=72&output=webp)
Os veículos de esquerda publicaram o mesmo texto de agência pública, centrado na coletiva de imprensa de quarta-feira. Destacaram a fala de Luiz Marinho sobre a lista suja e a restrição de crédito via Banco Central, o dado do procurador regional de que quase 30% das denúncias ocorreram depois da eleição e o recado do presidente do Tribunal Superior do Trabalho de que a resposta será dura e rápida. O texto não trouxe voz de empregadores nem explicou o rito da lista.
A cobertura de centro relatou que as denúncias de assédio eleitoral no Ministério Público do Trabalho chegaram a 1.140 depois do segundo turno e que o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, disse que empresas infratoras terão restrição de crédito público.
Nenhum veículo de direita cobriu esta história.
3 fontes políticas
Como decidimos →Veículos com viés à esquerda
Nesta matéria: viés de centro.
Nesta matéria: viés de centro.
Veículos com viés ao centro
Nesta matéria: perspectiva omitida.
Ponto cego: esse lado ficou de fora.
Nenhum veículo de direita cobriu esta história.
As duas coberturas registram que Luiz Marinho anunciou o estudo de uma lista suja de empresas que cometem assédio eleitoral, com restrição de crédito público via Banco Central, e que o Ministério Público do Trabalho recebeu 1.140 denúncias depois do segundo turno.
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, disse que o governo estuda uma lista suja de empresas que praticam assédio eleitoral, com restrição de crédito público informada pelo Banco Central. O Ministério Público do Trabalho recebeu 1.140 denúncias depois do segundo turno, e até 29 de outubro o governo não havia detalhado como a lista funcionaria.
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, disse na quarta-feira, 28 de outubro, que o governo federal estuda criar uma lista suja de empresas que cometem assédio eleitoral, com sanção de restrição de acesso a créditos públicos. O anúncio foi feito numa coletiva de imprensa com o Ministério Público do Trabalho, o MPT, e o Tribunal Superior do Trabalho, o TST, depois de uma onda de denúncias de demissões e pressões sobre trabalhadores por causa do voto no segundo turno.
Segundo o MPT, chegaram 1.140 denúncias de assédio eleitoral entre o fim da votação do segundo turno, no domingo, e a noite de quarta-feira. O procurador regional do trabalho Maurício Coentro Pais de Mello disse que, desde o início da campanha, foram 3.080 denúncias, e que quase 30% delas ocorreram depois da eleição. Marinho afirmou que a restrição passaria pelo Banco Central, que informaria a rede financeira do país sobre quem violasse a livre escolha dos representantes. Ele também citou uma força-tarefa e dois canais de denúncia, um no Ministério do Trabalho e outro no MPT.
Veículos de esquerda publicaram o texto de uma agência pública centrado na coletiva. Destacaram a frase do ministro de que, se houver mau empresário, haverá a mão pesada do Estado, e a fala do presidente do TST, Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, de que a resposta aos infratores será dura e rápida. O texto registrou ainda que o secretário executivo do Ministério da Justiça, Adhemar Borges, lembrou o dever das plataformas digitais de retirar conteúdo ilícito. A matéria não ouviu empregadores nem explicou como uma empresa entraria na lista.
A cobertura de centro partiu do mesmo anúncio e acrescentou apuração própria. Relatou que as denúncias cresceram depois que políticos, empresários e influenciadores de direita incentivaram nas redes a demissão de eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Registrou que Marinho não explicou como a lista seria feita nem como as denúncias seriam comprovadas, e lembrou que a lista suja do trabalho escravo exige investigação no local, processo administrativo e direito de defesa. O texto citou o procurador-geral do Trabalho, Gláucio Araújo de Oliveira, para quem o empresário é dono do negócio, e não do voto do empregado.
A mesma cobertura detalhou casos concretos. No Rio de Janeiro, a Justiça do Trabalho determinou em liminar que a deputada estadual Índia Armelau, do PL, deixe de incentivar demissões por convicção política; a equipe dela disse em nota que a deputada nunca teve preconceito contra ninguém. No Paraná, o MPT recomendou retratação ao deputado federal eleito Guilherme Kilter, do Novo. Em Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, uma lista de boicote a comerciantes levou mais de 30 vítimas à Polícia Civil. Um advogado ouvido avaliou que listas de boicote não são ilícitas por si só, mas podem virar ilícito quando envolvem ameaça ou desinformação.
A diferença entre os lados que cobriram está menos nos fatos e mais no que cada texto incluiu: a cobertura de esquerda ficou na voz das autoridades, e a de centro somou a ressalva sobre a falta de detalhes da lista e a versão de uma das parlamentares citadas. Nenhum veículo de direita cobriu o caso no conjunto analisado.
Até a manhã de 29 de outubro, quando saíram as matérias analisadas, o governo não havia detalhado como a lista seria composta, qual seria a base legal para o Banco Central restringir crédito, nem que direito de defesa as empresas teriam antes de entrar nela.
Ministério Público do Trabalho recebeu, nos últimos três dias, ao menos 1.140 denúncias de assédio eleitoral.
MPT recebeu 1.140 denúncias nos últimos três dias

Ideia é criar uma lista suja de empregadores que demitiram funcionários por opção política. Em 3 dias, mais de mil empresas são denunciadas no Ministério Público do Trabalho
