O Palácio do Planalto passou a acompanhar com atenção redobrada as movimentações de grupos brasileiros com trânsito em Washington às vésperas da eleição nacional. Integrantes do governo avaliam que o agravamento da crise envolvendo ministros do Supremo Tribunal Federal pode ser explorado por setores bolsonaristas para ampliar a pressão externa sobre o Brasil no período que antecede a votação.
Segundo o relato disponível, há projeções dentro do governo de que integrantes da administração de Donald Trump tentem vir ao Brasil na semana anterior ao pleito. A eventual viagem, seus objetivos e os possíveis interlocutores em território brasileiro estariam sob acompanhamento de auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que dizem temer o uso da visita para lançar questionamentos sobre a lisura do processo eleitoral ou para alimentar um ambiente de instabilidade institucional.
A preocupação descrita se concentra em brasileiros com acesso a setores do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Na avaliação de auxiliares presidenciais citados sem identificação, esses grupos tentariam converter problemas internos das instituições brasileiras em argumentos capazes de estimular uma reação oficial em Washington. Um interlocutor do governo resume a inquietação em termos mais duros, ao afirmar que há brasileiros dispostos a entregar a nação a Donald Trump para produzir pressão externa com efeito no ambiente político doméstico.
O acompanhamento não começou agora. Auxiliares de Lula já haviam identificado, na semana anterior, uma tentativa de brasileiros radicados nos Estados Unidos de aproveitar a instabilidade política para pressionar integrantes da administração norte-americana. A proximidade das urnas e o aprofundamento da crise no Supremo teriam intensificado o alerta dentro do Executivo.
Até o momento, apenas um veículo cobriu o caso, e a cobertura tem perfil factual de bastidor, construída inteiramente a partir de fontes do próprio governo. Não há, no conjunto analisado, material de veículos de outros campos ideológicos que confirme, conteste ou reenquadre a avaliação do Planalto. Por isso não é possível comparar como diferentes lados do espectro estão tratando o episódio: o que existe é um relato único, sustentado por interlocutores não identificados do Executivo, sem contraditório de quem é apontado como alvo do monitoramento.
Essa condição de fonte única também limita a verificação dos dois pontos mais sensíveis do texto. O primeiro é a própria projeção de viagem, que aparece como expectativa de auxiliares presidenciais e não como agenda anunciada. O segundo é a ligação entre a crise no Supremo Tribunal Federal e a articulação externa, apresentada como avaliação do governo, sem que o relato apresente documento, registro de reunião ou declaração pública que a comprove.
O que ainda não se sabe é amplo. Não há confirmação oficial de que autoridades norte-americanas planejem viajar ao Brasil no período citado, nem identificação dos nomes envolvidos, das datas ou do formato de uma eventual agenda. Também não há resposta pública de lideranças ligadas a Jair Bolsonaro às acusações de articulação em Washington, nem manifestação do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Igualmente indefinido é o alcance concreto de qualquer pressão externa sobre o calendário e a condução do processo eleitoral brasileiro, que cabe à Justiça Eleitoral, e qual estrutura do Executivo realiza o monitoramento descrito.