Diploma de jornalista volta ao STF enquanto oligopólios viram alvo do debate
1 veículo de centro

Resumo da cobertura
Como cada lado cobriu
1 fonte política
Como decidimos →Usamos identificadores pseudônimos para operar e melhorar o serviço. Aceitar habilita medições opcionais.Medimos audiência e uso com identificadores pseudônimos, em infraestrutura própria, para operar e melhorar o serviço (legítimo interesse). Aceitar habilita também analytics opcionais de terceiros, mapa de calor e medição de anúncios. Consulte nossa Política de Cookies.
1 veículo de centro

1 fonte política
Como decidimos →A exigência de diploma de jornalismo para o exercício da profissão voltou ao debate no Supremo Tribunal Federal. A regra tem origem num decreto editado em 1969, durante a ditadura militar, com a finalidade declarada de definir quem podia atuar nas redações. O retorno do tema coincide com críticas ao próprio tribunal por decisão que quebrou o sigilo de um jornalista no Maranhão, episódio que recolocou a proteção da fonte na discussão sobre liberdade de imprensa. Duas leituras disputam o assunto: a que vê no diploma um resquício de controle estatal e a que vê na desregulamentação profissional uma causa de precarização do trabalho. As coberturas disponíveis não informam qual processo está em análise nem quando haverá julgamento.
Nenhum veículo de esquerda cobriu esta história.
Nenhum veículo de direita cobriu esta história.
Veículos com viés à esquerda
Nenhum veículo de esquerda cobriu esta história.
Veículos com viés ao centro
Veículos com viés à direita
Nenhum veículo de direita cobriu esta história.
Os dois lados tratam a decisão como assunto de liberdade de imprensa, e não como pauta corporativa isolada, e reconhecem que o resultado altera as condições de trabalho de quem exerce o jornalismo no Brasil.
A exigência de diploma para exercer o jornalismo nasceu de um decreto de 1969 e voltou ao debate no Supremo Tribunal Federal. De um lado, o argumento de que a regra é herança da ditadura e funciona como barreira de entrada. De outro, a leitura de que a desregulamentação precarizou a categoria e que a ameaça real ao pluralismo está na concentração da propriedade dos meios de comunicação.
A exigência de diploma de jornalismo para o exercício da profissão voltou ao debate no Supremo Tribunal Federal e reabriu uma disputa antiga sobre quem pode exercer o ofício no Brasil. A regra nasceu de um decreto editado em 1969, durante a ditadura militar, com a finalidade declarada de definir quem entrava nas redações. Meio século depois, a mesma norma é defendida por parte da categoria como proteção do trabalho jornalístico e atacada por outra parte como herança autoritária que nunca deveria ter sobrevivido ao regime que a criou.
A cobertura de centro concentrou-se na cronologia e no contexto institucional: a origem da exigência no decreto de 1969, a função de controle que motivou sua criação e o momento em que o assunto retorna ao tribunal. Esse registro sublinha uma coincidência incômoda. O tema volta à pauta do Supremo Tribunal Federal enquanto a própria corte é criticada por decisão que quebrou o sigilo de um jornalista no Maranhão, episódio que recolocou a proteção da fonte no centro da discussão sobre liberdade de imprensa.
Veículos de direita enfatizaram a origem autoritária da norma e o argumento de que a exigência de diploma é, em si mesma, uma barreira de entrada. Quem define a formação obrigatória define, na prática, quem pode falar em público. Nesse enquadramento, a liberdade de expressão não comporta licença estatal para o exercício da profissão, e a qualidade do jornalismo deveria ser aferida pelo leitor e pela concorrência entre veículos, não por um certificado emitido por universidade. A crítica ao tribunal soma-se ao argumento: uma corte exposta por quebrar o sigilo de um repórter não seria a instância adequada para decidir quem pode ser repórter.
Veículos de esquerda inverteram o eixo do problema. Para essa leitura, a ameaça à democracia não está no diploma, e sim na concentração da propriedade dos meios de comunicação, que define o que circula e o que desaparece do noticiário. O argumento central é apresentado como empírico: a desregulamentação profissional não fortaleceu as prerrogativas de quem exerce o ofício e veio acompanhada de precarização, com contratos mais frágeis, remuneração menor e perda de proteções coletivas. Nessa chave, tratar a exigência apenas como resquício da ditadura desloca a atenção do poder econômico que organiza a comunicação e beneficia quem quer contratar mais barato.
Os dois campos convergem em pelo menos dois pontos. O primeiro é que o que está em jogo não é um detalhe corporativo, e sim o desenho da imprensa brasileira e o mercado de trabalho de milhares de profissionais. O segundo é que a liberdade de imprensa aparece como valor central da discussão, ainda que cada lado a localize em lugar diferente: na ausência de licença estatal para trabalhar, de um lado, e na pluralidade efetiva de vozes com condições materiais de existir, de outro.
A disputa também expõe um desacordo sobre causalidade. Um campo sustenta que a regra restringe a entrada e, por isso, empobrece o debate público. O outro sustenta que a retirada da regra já foi testada e não produziu o efeito prometido de fortalecer a categoria. Nenhuma das coberturas disponíveis apresenta dados que permitam arbitrar essa divergência, como séries de renda, vínculo empregatício ou número de profissionais em atividade.
Falta informação essencial para o leitor acompanhar o caso. Não há detalhamento sobre qual processo está em análise no Supremo Tribunal Federal, quem é o relator, se há data de julgamento marcada ou qual seria o alcance de eventual mudança sobre quem já atua na profissão. Também não estão descritos os contornos do caso de quebra de sigilo no Maranhão, incluindo o fundamento da decisão e se houve recurso. Até que esses pontos sejam esclarecidos, o debate segue no plano dos princípios, com pouca ancoragem no processo concreto que o motivou.
A exigência de diploma para jornalistas nasceu de um decreto da ditadura, em 1969, para controlar quem entrava nas redações — e voltou ao debate no STF justamente quando o tribunal é criticado por quebrar o sigilo de um jornalista no Maranhão.
Ainda não há outra notícia sobre Diploma de jornalismo.